Implicações do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) nos Processos Avaliativos Internos de Um Curso de Educação Física

Por: Denise Grosso da Fonseca.

XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

A pesquisa estuda a influência do ENADE, nos processos avaliativos de um curso de graduação. Parte do resgate histórico da Educação Superior no Brasil e das políticas de Avaliação Institucional. É uma pesquisa de natureza qualitativa, através de análise de documentos, entrevistas semi-estruturadas individuais com professores e entrevista grupo focal com alunos. Os dados indicam que houve mudanças na dinâmica das aulas, assim como na escolha dos instrumentos e estratégias de avaliação, sugerindo que houve evolução de um modelo tradicional para outro formativo. Alguns tensionamentos apontam a necessidade de maior discussão na instituição.

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2009/XVI/paper/view/1605

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.