Importância da Atividade Física Para a Saúde Segundo Usuários de Uma Unidade Básica de Saúde

Por: Eduardo Ribes Kohn, e Vitor Hafele.

Revista Brasileira de Qualidade de Vida - v.11 - n.2 - 2019

Send to Kindle


Resumo

OBJETIVO: Descrever a opinião dos usuários de uma unidade básica de saúde da cidade de Pelotas/RS, sobre a importância da atividade física para a manutenção da saúde.

MÉTODOS: Estudo de delineamento transversal, com usuários da Unidade Básica de Saúde Areal Leste da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS. Foram entrevistados em uma semana típica de atendimento todos os usuários da unidade básica de saúde com idade igual ou superior a 18 anos. Todos os participantes responderam um instrumento previamente estruturado com questões relacionadas a variáveis econômicas, sociodemográficas, de comportamento e de saúde. O desfecho importância dada à atividade física foi operacionalizado pela pergunta: Qual a importância que o Senhor (Sra.) dá à atividade física para a manutenção da sua saúde? (Pouca importância ou muita importância). Foi realizada análise ajustada através da regressão de Poisson.

RESULTADOS: Um total de 183 pessoas foram entrevistadas, sendo que 87,4% da amostra atribuiu muita importância à atividade física. Ainda, apresentaram maior probabilidade de considerar a atividade física importante para manutenção da saúde os indivíduos que receberam aconselhamento para a prática de atividade física e os sujeitos considerados ativos.

CONCLUSÕES: Os usuários da Unidade Básica de Saúde Areal Leste consideram a atividade física como sendo muito importante para manter a saúde.

Endereço: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/9930

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.