Resumo

Várias reformas aconteceram nos últimos anos e as principais implicações foram nos âmbito escolar, principalmente com implicações práticas dos estudantes (GARCIA; MICHELS, 2011). Sendo assim algumas estão sendo efetivadas para que aconteça a Educação Inclusiva na rede regular de ensino através do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Especial (SEESP), que é a adequação de prédios escolares para acessibilidade, formação continuada para professores na educação especial, implantação de salas de recursos multifuncionais entre outras (BRASIL, 2012). Ações como essas têm ajudado a permitir a acessibilidade do aluno na escola dando condições e possibilidades no seu desenvolvimento de forma mais equiparada aos demais alunos e permitindo aos mesmos condições de acessibilidade física, pedagógica e tecnológica às diferentes necessidades educacionais especiais.
Mediante as reformas e a efetivação da inclusão devemos de fato nos preocupar com o processo de formação de nossos discentes, pois como falar de inclusão se nossos alunos não estiverem preparados para concretizar ações com qualidade e autonomia para efetivar as atividades no âmbito escolar. Atualmente nota-se um grande desconhecimento dos professores de Educação Física sobre o tema abordado em questão, o que leva a um estranhamento frente a este público.
Rodrigues (2003) explana também que, embora as aparências indiquem que quase não há dificuldades na inclusão de alunos com deficiência nas aulas curriculares de Educação Física, a realidade indica, no entanto, que o professor de Educação Física se encontra pouco preparado para lidar com os desafios da inclusão. 
Vaz, Alves, Santana, Campos e Silva, (2009) consideram expressivo o número de professores que não tiveram, durante sua formação, disciplinas relacionadas a pessoas com deficiências (PcDs) ou que não conseguem aliar teoria e prática, nem tampouco transmitir conhecimentos importantes dentro da política de inclusão. Para tanto, é indispensável que os cursos de graduação em Educação Física formem professores capacitados para desenvolverem competências, a fim de que a inclusão das pessoas com deficiência ocorra da melhor forma possível no ambiente escolar.
Neste aspecto, a Universidade Federal de São João Del Rei através da disciplina de Educação física Adaptada se propõe a construir este espaço aos alunos do quinto período, com o objetivo de proporcionar aos discentes um embasamento teórico e prático através de um contato inicial com pessoas com deficiência auxiliando na construção de estratégias para a formação de professores que possam vir a minimizar as desvantagens dos discentes em seu processo de formação.

Acessar