Inatividade Física Habitual e Fatores Associados em População Nordestina Atendida Pela Estratégia Saúde da Família

Por: Adriano Ferreti Borgatto, Jacemile da Silva Pereira, Lisiane Schilling Poeta, Marcius de Almeida Gomes, e Ysnaya Rocha Fernandes.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.11 - n.4 - 2009

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência do baixo índice de atividade física habitual (BIAFH) em adultos e identificar associação com indicadores demográficos, socioeconômicos e de saúde. Realizou-se um estudo transversal, de base populacional do-miciliar, em adultos de ambos os sexos, na faixa etária de 20 a 69 anos, residentes em oito áreas de cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF), da cidade de Guanambi (BA), Brasil. A representação domiciliar ficou composta por 565 domicílios, para uma amostra final de 711 adultos (93,15%), sendo 544 (76,5%) do sexo feminino. Para determinação do BIAFH, utilizou-se o questionário de Baecke, estabelecendo os quartis (primeiro e segundo), como recomendado pelo próprio instrumento (≤ 7,25). Para as associações, aplicaram-se análises descritivas e a regressão de Poisson para uma significância de p≤0,05. A prevalência de BIAFH foi de 51,1%. Após análise ajustada, o BIAFH apresentou-se associado apenas com o sexo, com chance maior para as mulheres (RP= 1, 72, IC=1,27-2,33). A prevalência de BIAFH foi semelhante à encontrada na literatura. É necessário que estudos associem atividades físicas, tais como, atividades domésticas, no lazer, no esporte ou ocupação/tra-balho, com outras variáveis, mostrando as limitações e possibilidades para elaboração de programas de intervenção de atividade física na população atendida pela ESF.


 

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2009v11n4p365

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.