Incentivo à Prática de Atividade Física a Pacientes Atendidos na Clínica de Nutrição - Clinut, da Faculdade de Saúde Pública (USP)

Por: Carolina Ferreira, Ivy Maria Rodrigues Paes de Oliveira e Sonia Tucunduva Philippi.

XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo

Diversos estudos têm abordado a relação entre a prática regular de atividade
física e seus benefícios para a saúde em pessoas de todas as idades. Nas últimas
décadas, o sedentarismo ou a falta da prática regular de atividade física tem se
destacado como o principal fator de risco para o desenvolvimento de doenças
crônicas não transmissíveis na população. Objetivos desenvolver materiais
educativos para orientação aos pacientes portadores de diabetes melito, obesos,
hipertensos e idosos, participantes do programa da CLINUT e propiciar
vivências práticas de avaliação e atendimento nutricional ao aluno do Curso de
Nutrição, pós-graduação e estagiários. Metodologia: Os pacientes são atendidos
em parceria com o CSE Geraldo Paula Souza onde funciona a CLINUT. São
oriundos da área metropolitana de São Paulo (SP). Os temas foram selecionados
observando-se características da faixa etária, da doença, da necessidade de
avaliação nutricional (consumo alimentar e antropometria) e incentivo à prática
de atividade física. Os materiais foram desenvolvidos após extensa pesquisa
bibliográfica, baseados nos conteúdos das aulas expositivas e nas avaliações
das dinâmicas de grupo desenvolvidas pelos pacientes. Os materiais foram
preparados e testados em pacientes, na sua compreensão, pelos acadêmicos do
Curso de Nutrição da FSP/USP e estagiários nos meses de fevereiro a junho
de 2005. Resultados: Foram desenvolvidos conteúdos e materiais educativos,
com elaboração, em cada um dos grupos, de temas relacionados com atividade
física: Atividade Física no diabetes, Atividade Física e obesidade, Atividade
Física e hipertensão, Atividade Física na maior idade. Conclusão: 100% dos
pacientes que freqüentaram o módulo de orientação para os 4 grupos avaliaram
como positiva a utilização dos materiais de apoio às dinâmicas e aquele recebido
para ler com as orientações básicas; permitiu que alunos e estagiários
vivenciassem a criação e avaliação de materiais de apoio elaborados. Ao mesmo
tempo as atividades desenvolvidas fortaleceram vínculos interdisciplinares e
interinstitucionais com associações comunitárias e outros centros de saúde
escolas, visando um melhor atendimento aos pacientes e um campo de ensino
aprendizagem com ações educativas afirmativas na área de Nutrição, Saúde e
Alimentação.

Endereço: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/74_Anais_p395.pdf

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