Incidência D Eanemia nos Escolares do Município de Tucunduva/rs

Por: Elis Regina Dalla Costa, Emerson Carraro, Fernando Copetti, Maria da Graça Kolinski Callegaro, Maria Hahn Gonçalves e Phillip Vilanova Ilha.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

A deficiência de Ferroé umadesordem nutricional, com alta prevalência, que contribui significativamente para a redução da capacidade cognitiva, bem como para o aumento da morbidade e mortalidade infantil. O presente trabalho objetivou detectar a incidência de anemia nos escolares de 4 a 10 anos da cidade de Tucunduva/RS. Aamostra totalizou 380 crianças (193 masculino e 187 feminino), das duas principais escolas do município, uma central, com 305 escolares (151 masculino e 154 feminino) e outra periféricacom 75 alunos (42 masculino e 33 feminino). Para verificar a incidência de anemia foi utilizado sangue obtido por punção digital para a dosagem de hemoglobina, pelo método de cianometemoglobina, sendo considerado anêmicas as crianças com dosagens de hemoglobina inferioresa 11 g/dL Os resultados mostraram que 25,7% das crianças investigadas apresentaram anemia. Observou-se maior incidência de anemia no sexo masculino (53,1%) do que feminino (46,9%). Comparando os resultados por escolas, a escola central apresentou uma incidência de anemia de 16,0% (48,9% masculino e 51,1%feminino). Naescola da periferia, verificou-se um aumento da incidência de anemia para 65,3% (57,1% masculino e 42,8% feminino). Podemos concluir que a média geral situou-se em índices próximos aos estimados pela OMS para a população mundial (30%) portadora de déficit de Ferro. No entanto, os índices observados na escola da região periféricado município podem estar refletindoum quadro alarmante que pode estar apontando tanto para deficiências na qualidade e quantidade alimentar ingerida, quanto indicando a associação da perda de sangue ou presença de infestações verminóticas.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.