Incidência de Lesões Esportivas em Atletas com Deficiência Física Praticantes de Handebol em Cadeira de Rodas

Por: Douglas Roberto Borella, Gabriela Simone Harnisch, Jalusa Andreia Storch, Luiz Fernando Garcia de Almeida e Vinicius Tortato Pires.

Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - v.13 - n.1 - 2012

Send to Kindle


Resumo

O handebol em cadeira de rodas (HCR) caracteriza-se como modalidade do esporte adaptado que contempla a participação de atletas em diferentes situações de deficiência física. Entretanto, assim como outras modalidades esportivas de competição, o HCR pode oferecer riscos de lesões esportivas em seus praticantes. Alicerçado nesses pressupostos, o presente estudo objetivou identificar a prevalência de lesões esportivas traumato ortopédicas em atletas praticantes de HCR. Para tanto, o estudo foi delineado pela pesquisa de campo descritiva, exploratória e de design quantitativo. A amostra constituiu-se de 43 atletas, de ambos os gêneros, com idades entre 18 e 53 anos, participantes de cinco equipes brasileiras de HCR. Como instrumento para coleta de dados utilizou-se de um questionário semi-estruturado. Os resultados evidenciaram que os atletas sofreram lesões esportivas traumato-ortopédicas decorrente de treinamentos e/ou competições no HCR. Constatou-se uma tendência a cronicidade de lesões, sendo mais prevalente a lesão do tipo calo (39,5%), seguido de danos musculares (23,3%) e contusão (14%). Dentre as causas mais apontadas, averiguou-se o movimento repetitivo para condução da cadeira de rodas com 22,44% e treinamento e/ou competição com altas demandas de sobrecarga a 14,28%. Quanto aos segmentos do sistema locomotor mais acometidos, apurou-se que 57,9% para mãos e dedos, seguido de 18,6% (8 atletas) para ombros. Diante dos resultados obtidos constatou-se a necessidade de medidas para profilaxia, controle e prevenção das lesões esportivas na modalidade do HCR, visando evitar a perpetuação de possíveis danos ao aparelho locomotor dos atletas e fazer do HCR um meio de influências positivas na vida dos atletas com deficiência física, promovendo a descoberta de novos caminhos, talentos e potencialidades.

Endereço: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/sobama/article/view/3602

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.