Incidência do Stress Pré-competitivo em Equipes Escolares de Basquete Sub-17 de Pernambuco - Brasil

Por: , Marcos Antonio Barros Filho, Olavo Dore de Barros e Yves Miranda.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O Estresse inflige danos e consequências e independente do nível do atleta, é um dos fatores psicológicos mais frequentes no esporte. Contudo, não é apenas um mau, causando respostas adaptativas nos atletas, forçando-os à homeostase. O objetivo do estudo foi analisar a presença do estresse em quatro equipes de basquetebol feminino e masculino, participantes da fase final dos Jogos Escolares de Pernambuco 2015, na modalidade basquetebol. O estudo trata-se de uma pesquisa descritiva que utilizou a o instrumento: “Lista de Sintomas de “Stress” Pré-competitivo Infanto-juvenil” (LSSPCI), acrescido de 1 questão específica para este estudo, aplicado nas vinte e quatro horas que antecederam os jogos. Os resultados apontaram que os principais sintomas presentes na amostra foram: “Sinto-me mais responsável”; “Não vejo a hora de competir”; “Fico ansioso+a) ”; “Fico preocupado(a) com o resultado da competição”; “Falo muito sobre competição”, e demonstraram não haver variação relevante nos índices alcançados pelas equipes femininas e masculinas. O estudo apresentou ainda que atletas estreantes se mostraram menos apreensivas com a perspectiva de estréia. Conclui-se que os sintomas relacionados com a ansiedade são citados com maior frequência e intensidade, o que indica a necessidade de dinâmicas interdisciplinares de administração da ansiedade e do estresse, possibilitando um desenvolvimento saudável para os atletas, pensando na sua integralidade, buscando excelência atlética harmonizada com uma melhor saúde mental.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.