Incidência de Lesões e Desvios Posturais em Atletas de Taekwondo

Por: Adriana Seára Tirloni, Aline Cavalheiro Tamborindeguy, Antônio Renato Pereira Moro, Cintia de La Rocha Freitas, Diogo Cunha dos Reis e .

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.33 - n.4 - 2011

Send to Kindle


Resumo

Com o objetivo de analisar a incidência de lesões e desvios posturais no taekwondo foram avaliados 10 atletas do sexo masculino da seleção catarinense. O histórico de lesões relacionadas à prática desta modalidade foi obtido por aplicação de questionário. A postura foi analisada por meio do protocolo do software SAPO. Os resultados indicaram lesões mais frequentes nos membros inferiores (7/10), principalmente no pé, por fratura e entorse. Houve diferença significativa entre os hemicorpos no ângulo Q (p = 0,037), ângulo perna/retropé (p = 0,001), alinhamento horizontal da pelve (p = 0,016) e comprimento entre membros (p = 0,02). Sugere-se a implementação de treinamento preventivo e exercícios compensatórios para prevenir lesões e desvios posturais em atletas de taekwondo.

Endereço: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/976

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.