Resumo

A legislação brasileira propõe a inserção de alunos com deficiência em escolas regulares. Desta forma, o objetivo do artigo foi identificar, através de uma revisão sistemática, como se dá o processo inclusivo destes alunos nas aulas de Educação Física, em escolas públicas regulares brasileiras. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada em quatro bases de dados (Lilacs, Scielo, Portal Regional da BVS e Portal de Periódicos da Capes) seguindo as orientações PRISMA. Os resultados foram classificados em três categorias, por meio da análise de conteúdo. Percebemos que os professores e a comunidade escolar enfrentam dificuldades relacionadas à precária formação docente, à pouca interação interpessoal e à mínima acessibilidade arquitetônica, instrumental e metodológica. Concluiu-se que o processo inclusivo, apesar dos empasses, se encontra em desenvolvimento.

Biografia do Autor

Mariana Oliveira Rabelo de Castro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrado em Ciências do exercício e do esporte (UERJ) 

Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (Cap-UERJ) - instituição em que trabalha atualmente

Silvio de Cassio Costa Telles, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorado em Educação Física e Cultura (UGF)

Instituto de Educação Física e Desporto (IEFD) - instituição em que trabalha atualmente

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