Resumo

Introdução: As pessoas com deficiência são propensas a dificuldades educacionais, culturais e sociais, sendo a inclusão educacional uma estratégia fundamental para integrá-las na vida social, econômica e política, garantindo o respeito aos seus direitos no campo da sociedade. Objetivo: Analisar como a equipe escolar das escolas municipais de Salvador-Ba é capacitada para a inclusão de crianças com paralisia cerebral no processo educacional-educacional. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo transversal, com abordagem descritiva, realizado em 12 escolas municipais da cidade de Salvador-Ba. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os professores das respectivas instituições, cujas questões abordadas no instrumento de coleta referiram-se à organização e formação de educadores em relação ao processo de inclusão escolar de crianças com Paralisia Cerebral. Resultados: Os professores que participaram do estudo não compreenderam a patologia e mencionaram que não haviam sido treinados para proporcionar um processo de inclusão de crianças com PC em seus projetos pedagógicos. Além disso, as escolas analisadas não apresentavam instalações físicas adequadas para receber e garantir a manutenção de alunos de PC nas respectivas instituições. Conclusão: As escolas analisadas não estavam fisicamente e pedagogicamente preparadas para admitir crianças com CP.

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