Inclusão de Pessoas com Deficiência na Educação Física Escolar: Um Desafio Possível ou Utopia?

Por: , Maila Evangelista Lima, Mailla Evangelista Lima, Rubens Venditti Júnior e Thiago Camargo Alves Rocha.

Caderno de Educação Física e Esporte - v.17 - n.2 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Objetivo: Identificar relações entre formação universitária e as habilidades docentes necessárias para o êxito da inclusão de crianças com deficiência na Educação Física Escolar (EFE), mais especificamente no ensino básico (Ensino Fundamental e Médio) e compreender se os professores de EFE estão preparados para atuar com pessoas com deficiência (PCD’s). Métodos: A pesquisa foi desenvolvida a partir da aplicação de um questionário semiestruturado de sete questões (quatro fechadas e três abertas), respondido por 32 professores do Ensino Fundamental e Médio, de 15 escolas da Cidade de São Paulo. Resultados: Os resultados mostram que dentre os entrevistados, apenas 31,2% dos professores deixam o ensino superior sentindo-se preparados para enfrentar a realidade inclusiva, considerando a formação acadêmica suficiente para sua atuação. Os maiores desafios destacados pelos professores atuantes com alunos PCD´s foram: falta de conhecimento e conceitos; infraestrutura; frustração dos alunos; motivação do grupo de educadores e preconceito quanto a pessoa com deficiência (PCD). Esta informação e o primeiro item destacado trazem dados aparentemente contraditórios, pois 78% dos professores mencionaram ter tido aulas com o conteúdo de Educação Física Adaptada (EFA) e, mesmo assim, indicam não dominarem o conteúdo sobre a forma de se trabalhar a inclusão e aplicá-la efetivamente na atuação escolar. Conclusão: Os resultados levam a concluir acerca da necessidade de se repensar a formação dos profissionais de educação física atuantes na rede regular de ensino, para que esses, de forma vantajosa e positiva, trabalhem a inclusão e participação de alunos PCD´s efetivamente na EFE, desde a formação acadêmica adequada até estratégias de formação continuada e atualizações profissionais durante a carreira educacional.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/19766

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.