Inclusão Digital : Estratégia de Co-participação de Idosos no Lazer Virtual

Por: .

2011 11/11/2011

Send to Kindle


Resumo

Este estudo, de natureza qualitativa, teve o objetivo de investigar a eficácia da estratégia de co-participação de idosos no processo de inclusão digital, com vistas à facilitação do aprendizado para utilização da rede internet, para a obtenção de informações referentes ao lazer, no âmbito virtual. Para o delineamento do estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa exploratória, utilizando dois questionários aplicados em momentos distintos, os quais continham questões abertas e fechadas. Os dados foram expressos em forma de tabelas ou gráficos e analisados descritivamente, por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático. Os resultados evidenciam a aceitação positiva de todos os idosos perante a utilização de procedimentos lúdicos durante o processo de ensino-aprendizagem acerca da inclusão digital, bem como, da estratégia de co-participação. Esses dados estão relacionados ao fato de os idosos se sentirem à vontade durante as aulas, pois enfrentavam as mesmas dificuldades e tinham uma linguagem semelhante, o que lhes possibilitou aprender o que foi ensinado. Além disso, o acesso à internet promoveu mais autonomia, tanto na realização das atividades que envolvem as novas tecnologias, tais como, televisão, celular, aparelho de som, entre outras, durante o tempo disponível, quanto no convívio social diário.

Endereço: http://www.athena.biblioteca.unesp.br/F/JN2Q3MKGP3K2USDSR8AXRNMDN5S8PF83Q7XJEKDMF7YPQX2RI4-37500?func=full-set-set&set_number=010250&set_entry=000062&format=999

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.