Resumo

INTRODUÇÃO E OBJETIVOS: Investigar se a inclusão do equivalente energético de lactato sanguíneo (LS) em intensidades submáximas alteraria o gasto energético de corrida (Gc) estimado para corrida supramáxima de alta intensidade assim como sua precisão 
MÉTODOS: O Gc foi determinado a partir da curva de regressão de velocidade do VO2. Para cada sujeito, uma regressão alternativa foi estabelecida em que energia equivalente a 3 ml de O2 kg-1∙mM-1 de LS foi adicionada ao VO2. Testes t pareados, correlações pareadas e plotagem de Bland-Altman foram utilizados para investigar se os dois métodos representam os mesmos fenômenos. 
RESULTADOS: Os principais achados foram que o Gc previsto para intensidades supramáximas incluídos entre 110 e 160% ao correspondente ao pico de VO2 dos indivíduos aumentou significativamente quando as medidas de LS foram incluídas nas regressões. A inclusão das medidas de LS também aumentaram a imprecisão do Gc a 110, 120, 130, 150 e 160%. 
CONCLUSÃO: Nossos resultados indicam que a inclusão do equivalente do lactato de O2 na regressão de intensidade de VO2-exercício aumenta o gasto energético e diminui sua precisão.

Acessar Arquivo