Inclusão Escolar na Educação Física: Reflexões Acerca da Formação Docente

Por: Vanderlei Balbino da Costa.

Motriz - v.16 - n.4 - 2010

Send to Kindle


Resumo

A presente pesquisa de mestrado resulta de trabalho realizado entre 2007 e 2008 nas escolas  públicas e particulares da cidade de São Carlos/SP com estudantes deficientes visuais matriculados no  ensino regular. O objetivo do trabalho foi compreender como vem se dando o processo de Inclusão na  Educação Física Escolar dos estudantes deficientes visuais incluídos(as) na Educação Básica. A  metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa ancorada nos princípios filosóficos da fenomenologia. Os  resultados nos mostraram que o processo de inclusão em relação à Educação Física escolar encontra 
dificuldades para se efetivar, dada a má preparação e formação docente. As observações junto aos  estudantes deficientes visuais também demonstraram o quanto esses(as) estão insatisfeitos com o  tratamento que os(as) docentes dispensam, no sentido de participar das atividades físicas esportivas e de  lazer planejadas nas escolas pelos profissionais que ministram aulas nesse componente curricular. Nossas  reflexões são as de que o processo de inclusão na Educação Física escolar poderá demorar muito para  ocorrer nas escolas. 

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/1980-6574.2010v16n4p889/pdf_9

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.