Inclusão Escolar e o Portador de Deficiência nas Aulas de Educação Física das Redes Municipal e Estadual de Uberlândia -mg

Por: Sônia Bertoni Sousa.

136 páginas. 2002

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Resumo

Este estudo teve como temática central a inclusão do portador de deficiência - PD ,na escola regular e, mais especificamente, nas aulas de Educação Ftsica. Seu ,objetivo geral foi verificar qual a situação vivenciada pelo portador de deficiência na ,Educação Física Escolar do Ensino Fundamental, da rede pública municipal e ,estadual, da cidade de Uberlãndia-MG. Trata-se de uma pesquisa de campo de ,caráter analítico critico. Foram aplicados dois questionários contendo questões ,abertas, fechadas e mistas: um direcionado aos professores de Educação Física do ,Ensino Fundamental das escolas municipais e estaduais da cidade de ,Uberlândia - MG e outro questionário destinado aos diretores dessas escolas. A ,população do estudo foi composta, portanto, por 102 escolas do ensino ,fundamental: 40 escolas da rede municipal e 62 da rede estadual. Os questionários ,foram aplicados a todos os professores de Educação Física e todos os diretores ,das escolas supra-mencionadas, perfazendo um total de 102 diretores e 264 ,professores de Educação Física. Os principais resultados obtidos indicaram que: ,são inúmeras as dificuldades a serem enfrentadas pelos diretores, professores e ,PD das escolas das redes municipal e estadual da cidade de Uberlândia-MG; os ,materiais, o espaço físico, a organização dos conteúdos e a formação dos ,profissionais não são condizentes com as necessidades dos alunos PD. A ,realidade situacional tanto da rede municipal quanto da rede estadual é precáriacrítica, carente e demanda atenção, cuidados e investimentos. Concluímosportanto, que a perspectiva que se apresenta para os portadores de deficiência nas ,aulas de Educação Física na cidade de Uberlândia estão distantes de atingir aquilo ,que preconiza a política de inclusão escolar. É possível afirmar que mesmo a ,política de integração não foi, ainda, de fato alcançada, visto que não estão ,garantidas as condições básicas de acesso e permanência do aluno PD na escolamais especificamente nas aulas de Educação Física. Isso fica evidente quando ,observamos que diminui sensivelmente o número de deficientes nas séries mais ,avançadas.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2052&listaDetalhes%5B%5D=2052&processar=Processar

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