Resumo

O cenário atual aponta para uma maior discussão sobre o processo de inclusão de todos(as) estudantes nas aulas de Educação Física Escolar. Desse modo, compreender quais temáticas estão sendo pesquisadas pela comunidade acadêmica facilita o reconhecimento de ambientes ainda pouco explorados. Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi analisar a produção acadêmica sobre Educação Física escolar e inclusão. Trata-se de uma pesquisa exploratória do tipo descritiva, sendo realizada uma revisão integrativa utilizando-se do Catalogo de Teses e Dissertações da Capes. O descritor utilizado para busca dos textos foi “Educação Física escolar” AND Inclusão. A análise aconteceu por meio da leitura de título, resumo e texto na integra. O levantamento dos dados ocorreu em fevereiro de 2022. A busca inicial apresentou 183 trabalhos e após aplicação dos filtros de leitura foram selecionados 73 estudos, sendo 11 teses e 62 dissertações. Os textos selecionados foram submetidos a uma análise temática, onde foram organizados em três temas: Currículos da Educação Física e o processo de in(ex)clusão dos(as) estudantes com deficiência; Intervenções didático-metodológicas para inclusão dos(as) estudantes com deficiência nas aulas de Educação Física; e Formação continuada de professores e professoras de Educação Física na perspectiva inclusiva. Identificamos um cenário educacional com currículos que não abordam proposições inclusivas e apresentam percepções sobre uma educação inclusiva baseadas em conhecimentos e aspectos tradicionais de ensino. Currículos educacionais que silenciam-se sobre questões relacionadas a inclusão, adaptações nas propostas de ensino, utilização de recursos didáticos, planejamento, suporte escolar e formação continuada. Notase que a falta de organização curricular apontada na maioria dos estudos está relacionada com a incipiência do cumprimento de políticas públicas, ocorrendo problemas como ausência de planejamento e suporte pedagógico

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