Integra

introdução:

diante da realidade social e educacional brasileira face à inclusão como bandeira de luta social, definitivamente inserida em nosso cotidiano envolvendo os mais variados segmentos da sociedade brasileira e mundial, o professor de educação física também necessita discutir, repensar, analisar e aprofundar sobre o seu papel como profissional atuante diante dos desafios e ações das práticas pedagógicas inclusivas presentes no sistema educacional brasileiro.

o problema científico está contido no seguinte questionamento: em que nível de conhecimento os professores de educação física atuam com alunos com necessidades educacionais especiais do ensino fundamental da rede pública de fortaleza? o objeto de estudo é a formação de professores de educação física do ensino fundamental.


o objetivo desta pesquisa é dimensionar a necessidade de ampliação dos conhecimentos acerca da educação física adaptada para professores de educação física que atuam com alunos com necessidades educacionais especiais do ensino fundamental.
as perguntas norteadoras da presente pesquisa são:
quais as tendências históricas metodológicas sobre formação de professores para o atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais?

que domínio teórico metodológico sobre educação especial possui o professor de educação física que atua com alunos com necessidades educacionais especiais do ensino fundamental da rede pública de fortaleza?

metodologia:

a metodologia utilizada nesta investigação se insere no enfoque da pesquisa qualitativa, de caráter descritivo que envolveu pesquisa de campo e teve como área geográfica a cidade de fortaleza, capital do estado do ceará. o universo pesquisado é de 11(onze) escolas da rede pública de ensino, com 56 (cinqüenta e seis) professores ao todo e que se encontram distribuídas em diversos bairros. a escolha se deu conforme relação fornecida pela secretaria de educação do estado do ceará, de escolas públicas de fortaleza que incluem alunos com necessidades educacionais especiais.

a amostra compõe-se dos seguintes sujeitos: docentes de 11(onze) escolas da rede pública de ensino de fortaleza, em número de 11 (onze) professores. para o acesso às escolas e aos professores, empreenderam-se visitas preliminares nas quais foram prestados os esclarecimentos para a direção de cada escola sobre o trabalho a ser realizado na referida pesquisa. a pesquisa foi desenvolvida no período de maio/2004 a outubro/2004.

foi utilizada a observação externa, não participante e direta das práticas e da metodologia utilizada pelo professor no trabalho com alunos com necessidades educacionais especiais, bem como infra-estrutura, instalações, recursos e materiais utilizados na aula. e entrevista semi-estruturada e individual dirigida aos professores para detectar o nível de formação e quais expectativas dos mesmos com relação a um trabalho de qualidade com alunos com necessidades educacionais especiais. resultados:

no tratamento dos dados foi utilizado um conjunto de técnicas denominado "análise de conteúdos" que possibilita trabalhar com amostras reunidas de maneira sistemática, permitindo uma análise de freqüência de unidades de contexto escolhidas como critério de objetividade, procurando através da inferência uma interpretação mais profunda dos dados.

- a maior parte dos entrevistados não soube com clareza, demonstrar conhecimentos sobre educação inclusiva.

- há uma má ou nenhuma preparação dos professores entrevistados para o trabalho com alunos com necessidades educacionais especiais. apenas 01 (um) entrevistado recebeu algum curso sobre educação especial de forma generalizada.

- há uma necessidade veemente por parte dos professores entrevistados em participar de um programa de capacitação para atuar junto com alunos com necessidades educacionais especiais.

- as escolas carecem de infra-estrutura adequada, os materiais são escassos e não atendem a condições mínimas para realizar uma aula de educação física.

- há um descrédito generalizado por parte dos professores sobre políticas públicas educacionais, tanto locais (escolas) quanto às secretarias de educação e isso gera uma insatisfação e pouca motivação por parte dos professores entrevistados a não realizarem planejamento de aulas e a um não acompanhamento sistemático tanto coletivo quanto individualizado do desenvolvimento do aluno.
- há uma grande expectativa por parte dos alunos em participar de aulas de educação física.

conclusões:

- os professores constantes do universo pesquisado foram unânimes em afirmar da necessidade de uma capacitação complementar, visto que, na graduação não obtiveram uma formação adequada para o trabalho com alunos com necessidades educacionais especiais.
- foi constatado através de observações e entrevistas que a maioria dos professores entrevistados apresenta falta de preparo teórico metodológico no trabalho com alunos com necessidades educacionais especiais, comprometendo assim o desenvolvimento global destes alunos.
- as condições físicas e materiais das escolas onde os professores entrevistados trabalham são insuficientes para um bom ensino, comprometendo com isso, um trabalho de qualidade tão necessário no atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais.
- a falta de políticas públicas consistentes e objetivas são barreiras fortes para o não fortalecimento da inclusão social na escola.