Inclusão Social e Esporte: os Significados-sentidos da Capoeira Para Adolescentes em Situação de Pobreza

Por: Fernanda Quevedo Storoli.

2007

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Resumo

O interesse pelo tema surgiu da experiência da pesquisadora em trabalhos comunitários direcionados para o público adolescente. A relevância da pesquisa justifica-se pela contribuição de conhecimentos para as vertentes científicas que se aproximam da perspectiva teórica adotada e para a práxis de políticas de inclusão social voltadas para jovens em situação de pobreza. O objetivo consistiu em verificar os significados e os sentidos que os adolescentes entrevistados atribuem à Capoeira como atividade esportiva voltada para a sua inclusão social. Para tanto, foram utilizados os pressupostos teóricos da Psicologia sócio-histórica, a metodologia de abordagem qualitativa e a construção de núcleos de significação para a apreensão da constituição dos sentidos-significados investigados nos depoimentos. Os resultados obtidos revelaram que os aspectos de inclusão social não estão muito claros para os adolescentes. Os sentidos atribuídos por eles à capoeira direcionam-se mais para busca de alternativas às suas condições de vida como, por exemplo, as necessidades de afastamento da rua, do ócio e dos problemas da família/casa

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