(in)consciência e Saberes Profissionais: Repercussões do Ato Reflexivo na Prática Pedagógica

Por: e Samara Queiroz do Nascimento Florêncio.

Pensar a Prática - v.18 - n.3 - 2015

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Resumo

O texto objetiva analisar como o ato reflexivo contribui para a articulação entre os saberes profissionais e experienciais de professoras de Educação Física ao ministrar o conteúdo dança em sua prática pedagógica. A pesquisa colaborativa acompanhou três professoras, da rede municipal de ensino, integrantes do Projeto Dança na escola. Utilizaram-se 6 técnicas de coleta: narrativa de formação; 6 seminários temáticos, com 4 grupos focais, 10 laboratórios, 10 autorreflexões, 10 vídeos etnográficos e a sessão reflexiva coletiva. A analise foi a hermenêutica dialética (RICŒUR, 1978). O estudo revela que o ato reflexivo minimizou o nível de “inconsciência” no ato pedagógico e ampliou as capacidades das professoras atuarem como pesquisadores em suas práticas cotidianas.
 

Endereço: http://revistas.ufg.emnuvens.com.br/fef/article/view/34596

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