Resumo

Introdução

Pesquisas mostram que os sintomas da incontinência urinária são comuns entre mulheres que praticam atividade física.

Objetivo

Realizar análise cinesiológica de exercícios específicos para os músculos do assoalho pélvico, propondo correspondências destas posturas por meio de exercícios resistidos.

Métodos

Esta pesquisa é de natureza descritiva com nível de evidência V. Foram realizadas filmagens e fotos, para obtenção de imagem para a coleta de dados, a partir da realização das posturas específicas.

Resultados

O estudo cinesiológico revelou que os músculos envolvidos nas posturas de exercícios para a prevenção da incontinência urinária além daqueles específicos do assoalho pélvico foram: os flexores de tronco; os eretores da espinha; os adutores e os extensores de quadril. Os exercícios físicos resistidos correspondentes para estas posturas em aparelhos de musculação foram o hack machine, a cadeira adutora, a cadeira abdutora, o agachamento smith machine e o agachamento livre ou na máquina.

Conclusão

É possível a construção de correspondência entre os exercícios para os músculos do assoalho pélvico e exercícios resistidos com equipamentos de musculação e pesos livres. Sugere-se nova estratégia para o profissional de educação física, a partir de exercícios resistidos, a saber: realizar abordagem coadjuvante para o tratamento e a prevenção da incontinência urinária durante a prática de exercícios físicos e esportivos. Nível de evidência V, Série de casos.

Acessar