Indicadores Cineantropométricos e de Aptidão Física: Um Estudo Discriminante Entre Atletas de Diferentes Provas do Atletismo

Por: Luciane Leizer e Marcelo Cardoso.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo tem por objetivo identifica18 r um conjunto de indicadores cineantropométricase de aptidão física capazes de discriminar três tipos de provasdo atletismo: provasvelocidade, provasde fundo e meiofundoe provas de arremessos e lançamentosAamostra é do tiponão probabilística voluntária e foi composta por49 atletas infanto-juvenis (18 meninos e 31 meninas) que participaram dos IV Jogos da Juventude/98 realizadosem PortoAlegre. Para avaliar o conjunto de variáveis cineantropométricos utilizamos: estatura, envergadura, altura tronco cefálica, comprimento de membros inferiores, massa gorda, massa magra e somatório de 7 dobras cutâneas, e para as variáveis de aptidãofísica: força-resistência abdominal, a força de preensão manual,a flexibilidade da colunavertebral, a velocidadede deslocamento(10 e 30 metros), a agilidade e a força explosiva de membros inferiores. Para análise dos dados foi utilizado "Wilks Lambda" para verificar as diferenças entre os grupos. Para a identificação de possíveis indicadores sobre os quais se possa separar maximalmente os grupos de provas utilizou-se a Análise da Função Discriminante. Os resultados sugerem que para os meninos as variáveis que apresentaram poder de discriminar os grupos foram a dinamometria (Lambda de Wilk=0,039, p= 0,000), a massa gorda (Lambda de Wilk=0,208, p=0,009) e o salto horizontal (Lambda de Wilk=0,015, p=0,000), apontando uma classificação correta de 100%. Para as meninas as variáveis que apresentaram poder de discriminar os grupos foram a massa magra (Lambda de Wilk=0,370, p=0,000) e o Jump teste (Lambda de Wilk=0,159, p=0,000) apontando uma classificação correta de 90,32%.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.