Resumo

Objetivo:
O objetivo deste estudo foi identificar quais os indicadores estatísticos que influenciaram diretamente na obtenção da vitória durante o Campeonato Paranaense sub17 de Basquetebol Masculino 2011.

Métodos e Resultados:
Foi feita uma pesquisa descritiva de caráter quantitativo por meio de scouting técnico realizado em todos os jogos da referida competição, sendo aferidos 21 indicadores estatísticos. Para a análise dos dados utilizou-se estatística descritiva, médias e desvios padrões dos indicadores estatísticos em relação ao resultado do jogo e o teste Anova (p<0,05). Os resultados revelaram que as equipes que obtiveram a vitória nos jogos apresentaram médias superiores em 19 indicadores estatísticos, exceto nos indicadores pertinentes aos erros e faltas cometidas, justamente, os indicadores em que os valores menores indicam um melhor desempenho. Em relação às diferenças dos indicadores analisados, observou-se que nos indicadores pertinentes às tentativas de dois pontos, dois pontos convertidos, percentual de dois pontos, pontos totais convertidos, percentual total de pontos, rebote defensivo, total de rebotes e assistências foram consideradas significativas.

Conclusão:
De modo geral, concluiu-se que as equipes que obtiveram a vitória, consequentemente, apresentaram melhores médias nos indicadores estatísticos analisados. No entanto, os indicadores relacionados às tentativas e acertos de arremessos de dois pontos, total e percentual de pontos convertidos, rebotes defensivos e assistências, aparentemente, tem maior influência na obtenção da vitória