Indicadores de Tendencia Secular de Variaveis Associadas Ao Crescimento, a Composição Corporal e Ao Desempenho Motor de Crianças de 7 a 14 Anos

Por: Hélcio Rossi Gonçalves.

95 páginas. 2001 18/02/2001

Send to Kindle


Resumo

Objetivo do estudo foi analisar indicadores de tendência secular de variáveis associadas ao crescimento, à composição corporal e ao desempenho motor em crianças de 7 a 14 anos de uma escola privada no município de Londrina, Paraná, Brasil. Amostra utilizada na pesquisa constitui-se de 780 escolares no ano de 1990 e 853 no ano 2000. Informações associadas ao crescimento foram determinadas mediante medidas de estatura e de massa corporal. Quanto à composição corporal, utilizou-se das espessuras das dobras cutâneas tricipital e subescapular. Por sua vez, desempenho motor foi determinado mediante os testes de "sentar-e-alcançar", flexões abdominais, flexão e extensão dos braços e salto em distância parado. Com as informações obtidas, foi possível estabelecer indicadores de tendência secular para todas as variáveis estudadas, onde se observou que os dados de 1990 foram inferiores àqueles apresentados em 2000, levando-se em consideração as variáveis antropométricas. No aspecto motor, porém, essa tendência demonstrou característica inversa. Quanto ao atendimento dos critérios relacionados à saúde nos dois momentos do estudo (1990 e 2000), foi possível evidenciar que maioria dos escolares avaliados apresentou valores abaixo dos critérios estabelecidos pela literatura especializada na área.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000290531&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.