índice de Massa Corporal e Nível de Atividade Física de Crianças do 1º Ano do Ensino Fundamental de Acordo com o Número de Aulas de Educação Física Por Semana

Por: Daniela Lopes dos Santos, Michele Ziegler de Mattos e Peterson Braga Santos.

Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte - v.14 - n.1 - 2015

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar o índice de massa corporal (IMC) e o nível de atividade física (NAF) de crianças do 1º ano do ensino fundamental de Escolas públicas e privadas de Santa Maria (RS), levando em conta o número de aulas de Educação Física por semana. Participaram 160 crianças de ambos os sexos, de seis escolas da cidade. O NAF foi avaliado por meio do questionário Dafa (dia típico de atividades físicas e de alimentação) e do estado nutricional pelo Índice de Massa Corporal. Foi utilizado o teste “t” de Student para comparação entre as médias dos valores de IMC e do NAF entre os grupos de crianças que tinham nenhuma, uma ou duas aulas de Educação Física por semana, considerando-se um nível de significância de 5%.

Endereço: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/5251

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.