índice-h dos Artigos Citantes: Uma Contribuição Para a Avaliação da Produção Científica de Pesquisadores Experientes

Por: Aline Sardinha e .

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.17 - n.5 - 2011

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO: Há um crescente interesse e necessidade em avaliar a qualidade da produção científica dos pesquisadores. Para tal, as métricas mais importantes são: número de citações, número médio de citações por artigo indexado e o índice-H. Contudo, essas métricas apresentam limitações na avaliação do potencial de impacto das publicações de um pesquisador, especialmente dentre aqueles mais produtivos. 
OBJETIVO: Propor e demonstrar a utilização de uma nova métrica científica – índice-H dos artigos citantes, que permite refinar a discriminação do impacto das publicações de pesquisadores experientes sobre o conhecimento existente em sua área. 
MÉTODOS: Foram analisados dados da Web of Science de 13 dentre os pesquisadores doutores brasileiros mais produtivos na área de exercício físico e esporte, incluindo: número de artigos publicados, número de citações, número médio de citações por artigos, índice-H e o índice-H dos artigos citantes, ou seja, o índice-H obtido a partir da ordenação decrescente dos artigos que citaram artigos publicados pelo pesquisador. Dados de quatro outros pesquisadores – brasileiros e estrangeiros – foram usados como marcos de referência para comparações. 
RESULTADOS: Os índice-H do pesquisador e o dos artigos citantes são associados (r = 0,92; p > 0,01), porém, quando são analisados os seis pesquisadores mais produtivos, com índices-H acima de 7, a associação entre os dois índices-H desaparece (r = 0,35; p = 0,49). 
CONCLUSÃO: O índice-H dos artigos citantes pode contribuir para diferenciar a produção científica de pesquisadores com um grande número de artigos publicados. Sugere-se a adoção de sua mensuração pelas agências brasileiras e estrangeiras de fomento e de avaliação da produção científica.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922011000500013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.