índice de Massa Corporal Estima Percentual de Gordura Corporal Calculado Pela Espessura de Dobras Cutâneas em Mulheres Adultas

Por: Carmen Sílvia Grubert Campbell, Herbert Gustavo Simões, José Fernando Vila Nova de Moraes, Marcelo Magalhães Sales, Ricardo Yukio Asano e Rodrigo Alberto Vieira Browne.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.21 - n.2 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi desenvolver e validar uma equação de estimativa do percentual de gordura corporal (%GC) por meio do teste de espessura de dobras cutâneas (DC) a partir dos valores do índice de massa corporal (IMC) em mulheres adultas brasileiras. Para tanto, 70 mulheres (poder estatístico de 80%) entre 20 e 60 anos foram submetidas às medidas do IMC e %GC calculado pela técnica de espessura de DC. Após a realização das medidas de composição corporal, a amostra foi aleatoriamente dividida em dois grupos pareados antropometricamente (G1, n=35 e G2, n=35). A partir dos valores obtidos pelas medidas utilizadas para o cálculo do IMC e do %GC calculado pela técnica de DC no G1, foi aplicada uma regressão linear entre essas duas variáveis a ?m de elaborar uma equação de predição em função do IMC [%GC= 1,0725*IMC (kg.m2(-1))+6,6088]. Não se observou diferença significativa (p=0,972) entre o %GC calculado pela técnica de DC (36,9±5,5 %) do G1 e %GC estimado pela equação proposta (36,9±4,7 %) do G2, com boa correlação (r=0,66; p=0,001) e concordância [0,0 (8,5) %GC] entre eles. Além disso, o tamanho do efeito das comparações foi considerado pequeno (d=0,01), bem como erro padrão da estimativa classificado como bom (3,5%). Concluímos que a equação proposta se mostrou válida em estimar o %GC calculado pela técnica de DC em mulheres adultas brasileiras.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/3580

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.