Indivualidade do Treinamento - Carga; Intervalo e Progressão.

Por: .

Introdução à Moderna Ciência do Treinamento Desportivo.

Send to Kindle


Resumo

Um princípio básico para uma tomada de posição ideal em relação ao condicionamento físico é que se trata essencialmente de um fenômeno biológico em todas as suas origens e conseqüências..Entre outras características, a chamada individualidade btâógica necessita de exame dada sua posição chave em relação à problemática da aplicação do treinamento.

Individualidade biológica é o notável fenômeno de variabilidade entre elementos da mesma espécie: não há na natureza indivíduos perfeitamente iguais. O grau de variabilidade é limitado por fatores genéticos e por regulações fisiológicas, que são demonstrados por medições tais como: pêso, altura, composição do sangue, côr da pele etc. (Williams, 1956). O Professor Asmussen, da Universidade de Copenhagen, lembra apropriadamente que se não fora a individuahdade biológica não poderia haver o desporto, e classifica as diferenças em quantitativas — dimensões anatômicas, por exemplo — e qualitativas — características psicológicas, potencialidade em absorver e transportar oxigênio etc. 

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.