Influência da Adiposidade Corporal Sobre a Aptidão Cardiorrespiratória em Mulheres Idosas

Por: Diego Grando Moret, Igor Conterato Gomes, Ismael Forte Freitas Júnior, Robson Chacon Castoldi, Sérgio Minoru Oikawa e Thaís Reis Silva de Paulo.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.18 - n.4 - 2010

Send to Kindle


Resumo

Alterações fisiológicas são observadas no avançar da idade. Junto a estas modificações, a inatividade física passa ser considerada como um agravante no surgimento de doenças e no acúmulo de adiposidade corporal. O acúmulo de gordura pode ser determinante no rendimento motor. A partir disso, o objetivo do presente estudo foi observar a influência da adiposidade corporal na aptidão cardiorrespiratória em indivíduos idosos do sexo feminino. A amostra foi composta por 256 mulheres, participantes de programas de exercícios físicos, com idade entre 60,0 e 69,8 (64,3 ±2,84), residentes das cidades de Presidente Prudente-SP e Uberaba-MG –Brasil. Foram mensurados os valores de Índice de Massa Corporal (IMC), Razão Cintura e Quadril (RCQ), Índice de Conicidade (IC) e da Razão entre Cintura/Estatura (RCEst). A obtenção dos valores de Aptidão Cardiorrespiratória (AC) foi realizada por meio do Teste de Caminhada de Seis Minutos (TC6M). A análise estatística foi obtida após o agrupamento das variáveis a partir do percentil 50. A razão de chance foi obtida pelo testes exato de ”Ficher”, com o software R. A associação entre as variáveis foi calculada com o teste do Qui-quadrado, com Software SPSS 10.0. Todos os valores estatísticos foram estabelecidos com índice de significância de p=0,005. Foi observado que, o grupo de mulheres classificadas como baixo desempenho, apresentaram em média 2.0 vezes mais chances de possuir maiores valores de indicadores antropométricos. Desta forma, é possível concluir que a AC é negativamente influenciada pela adiposidade corporal.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/1750

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.