Influência da Adiposidade nas Respostas Fisiológicas e Afetivas na Caminhada de Ritmo Autosselecionado

Por: Bruno Vinicius Santos, Cosme Franklim Buzzachera, Hassan Mohamed Elsangedy, Heriberto Colombo, Kleverton Krinski, Sergio Gregorio Dasilva, Sérgio Luiz Carlos dos Santos e Wagner de Campos.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.12 - n.2 - 2010

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desse estudo foi verificar a influência da adiposidade corporal sobre as respostas fisiológicas e afetivas durante caminhada em ritmo autosselecionado. Foram investigadas 45 mulheres adultas, sedentárias, que foram divididas de acordo com o seu percentual de gordura corporal em baixo tercil (BT, n=15), médio tercil (MT, n=15) e alto tercil (AT, n=15). Todos os participantes foram submetidos a duas sessões experimentais, as quais foram compostas de (I) uma pré-avaliação inicial, avaliação antropométrica e teste incremental máximo em esteira, e (II) um teste de 20-minutos de caminhada em ritmo autosselecionado. As respostas fisiológicas (VO2 e FC) foram mensuradas, continuamente, durante toda a realização do teste de 20-minutos de caminhada em ritmo autosselecionado, enquanto a resposta afetiva foi determinada somente a cada intervalo de 5 minutos do teste. Para a análise estatística, empregaram-se análises de variância de um fator (adiposidade corporal), adotando P< 0,05. Nenhuma diferença significativa foi verificada, na velocidade de caminhada autosselecionada, entre os grupos experimentais (1,63, 1,60, e 1,47 m.seg-1 para BT, MT e AT, respectivamente), enquanto o %O2max foi significativamente maior em AT (61,8%), comparado à MT (55,8%) e BT (52,8%) (p< 0,05). Por outro lado, a resposta afetiva (2,36, 1,80, e 1,85 para BT, MT, e AT, respectivamente) foi similar entre os grupos experimentais. Com base nos resultados expostos acima, sugere-se que a adiposidade corporal pode influenciar as respostas fisiológicas, porém não a resposta afetiva, durante caminhada em ritmo autosselecionado.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2010v12n2p120

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.