Influência da Carga de Trabalho e Tempo de Tensão Sobre as Respostas Agudas de Frequência Cardíaca, Pressão Arterial Sistólica e Duplo-produto Durante Exercícios de Contra-resistência em Mulheres Idosas

Por: L. Lucas e .

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.15 - n.1 - 2007

Send to Kindle


Resumo

Objetivo: o objetivo do estudo foi comparar a freqüência cardíaca (FC), pressão arterial sistólica (PAS) e duplo-produto (DP) medidos ao final de 6 e 12 repetições máximas (RM) do exercício leg-press horizontal, analisando-se simultaneamente a influência do tempo total de execução em cada situação. Métodos: Um grupo de sete mulheres saudáveis com 67 a 80 anos de idade participou do estudo. A FC foi medida por cardio-freqüencímetro e a PAS pelo método auscultatório, ao final da última repetição de cada série. Resultados: a ANOVA não identificou diferenças para as respostas cardiovasculares em 6 e 12RM (p>0,05). O tempo total de tensão, contudo, foi significativamente maior em 12 que em 6 RM (∆% = 86; p<0,05). Conclusão: é plausível que um maior tempo de possa compensar uma menor carga de trabalho, e vice-versa, no que toca às respostas agudas de FC, PAS e DP durante exercícios resistidos. Esse aspecto deveria ser levado em consideração quando do delineamento de sessões de treinamento com pesos, para uma correta estimativa de sua sobrecarga cardiovascular.
 

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/733/736

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.