Influência do Crescimento Físico e da Maturação Sexual no Desempenho de Escolares no Padrão Fundamental de Movimento Saltar na Horizontal

Por: Hélia de Siqueira Figueiredo Leite.

IX Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O processo de desenvolvimento motor em todo o ciclo vital tem despertado grande interesse por parte daqueles que trabalham com o movimento.A Educação Física Escolar constituium meioeducativo essencial para o alcance apropri ado desse desenvolvimento. Contudo, é necessário um ensino adequado que favoreça a aquisição de Padrões Funda mentais de Movimento (PFM), por meio da seleção e estruturação de tarefas motoras que considerem entre outras, as características de crescimento somático, de maturação sexual e os estágios de desenvolvimento motor. Nesse sentido,o objetivo desse estudo foi analisar as relações entre variáveis de crescimento (estatura e massa corporal) e maturação sexual (pilosidade axilar) na execução do PFM saltar na horizontal de escolares. Participaram desse estudo 80 escolares de 5a série, pertencentes a três escolas públicas municipais da cidade de João Pessoa. Os participantes foram agrupados por gêneroe estágiode pilosidade axilar.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.