Influência da Alteração do Adversário nas Respostas Táticas e Físicas em Pequenos Jogos no Futebol

Por: André Gustavo Pereira de Andrade, , Hugo Folgado, , Leonardo Henrique Silva Fagundes, Mauro Heleno Chagas, e Wladimir de Oliveira Braga.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.24 - n.4 - 2016

Send to Kindle


Resumo

Observa-se na literatura que o desempenho durante o jogo de futebol varia com a mudança dos jogadores adversários. Contudo, desconhece-se se este efeito é observado durante treinos de futebol com pequenos jogos, embora estes apresentem-se em importante meio para o treinamento nesta modalidade. Este estudo objetivou investigar a influência da mudança na constituição da equipe adversária no comportamento tático e no desempenho físico durante pequenos jogos no futebol. Selecionaram-se 18 atletas, divididos em 6 equipes com três jogadores cada. As equipes equilibradas do ponto de vista tático, enfrentaram-se ao longo do protocolo de pesquisa jogando na configuração 3vs3. Avaliou-se o perfil motor e o comportamento tático coletivo por meio do uso de dispositivos de GPS de 15Hz. Os dados foram analisados por meio do teste t pareado. Não se observaram alterações no desempenho tático das equipes. Contudo, para os aspectos físicos, observaram-se diferenças em relação às distâncias percorridas e acelerações. Conclui-se que a alteração da composição da equipe adversária implica em modificações comportamentais dos jogadores durante pequenos jogos, devendo esta variável ser considerada na utilização deste meio de treinamento.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/6308

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.