Influência da Eficiência do Comportamento e da Data de Nascimento Sobre o Desempenho Tático de Jogadores de Futebol da Categoria Sub-13

Por: Elton Ribeiro Resende, Felippe da Silva Leite Cardoso e Israel Teoldo da Costa.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.40 - n.2 - 2018

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar a influência da eficiência do comportamento (EC) e da data de nascimento (DN) sobre o desempenho tático (DT) de jogadores de futebol da categoria sub-13. A amostra foi composta por 100 jogadores que fizeram 5.213 ações táticas. Usou-se o FUT-SAT para a coleta e análise dos dados. Foi usado o teste de regressão multinomial e adotou-se p<0,05. Verificaram-se associações positivas entre a EC e o DN para os princípios “espaço”, “contenção” e “equilíbrio” e entre a DN e o DT ofensivo para os jogadores do segundo quartil. Concluiu-se que uma melhor EC nos princípios “espaço”, “contenção” e “equilíbrio”, assim como a DN dos indivíduos, são fatores determinantes para o desempenho tático dos jogadores.

Endereço: http://rbceonline.org.br/pt/influencia-da-eficiencia-do-comportamento/articulo/S0101328916000214/

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.