Influência da Ordem dos Exercícios e do Tempo de Intervalo de Descanso Entre Séries no Desempenho do Número de Repetições no Treinamento Para Resistência Muscular Localizada

Por: Diogo Cardozo, Roberto Simão e Sandro Lemos.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.24 - n.2 - 2016

Send to Kindle


Resumo


O objetivo do presente estudo foi o de comparar a influência de diferentes ordenações de exercícios e do tempo de intervalo de descanso entre as séries sobre o desempenho de repetições e volume de total de trabalho (VTT) em sessões de resistência muscular localizada (RML). Doze homens treinados (25,6 ± 4,5 anos) foram submetidos a quatro sessões de treinamento. Todas as sessões consistiam de realizar três séries com carga de 15 repetições máximas (15RM) para duas diferentes sequências de exercícios (SEQA e SEQB) com dois diferentes intervalos de descanso (40 e 90 segundos). Para a SEQA-40 e SEQA-90 os exercícios foram: supino reto (SUP), puxador alto (PUX), remada sentada (REM), remada alta (RAL), rosca tríceps (RT) e rosca bíceps (RB). Para a SEQB-40 e SEQB-90 a sequência de exercícios foi inversa: RB, RT, RAL, REM, PUX, SUP. Os resultados demonstraram que a variável ordem dos exercícios afeta negativamente os exercícios que são realizados por último nas sessões de treinamento. Os exercícios SUP e PUX apresentaram menores volumes de treinamento quando realizados na SEQB-40 e SEQB-90. Já os exercícios RT, RB e RAL a média do número de repetições foi menor nas SEQA-40 e SEQA-90. Quanto ao intervalo de descanso não foram observadas diferenças estatísticas. Estes resultados sugerem que a variável ordem dos exercícios afeta o número de repetições e o VTT em sessões de treinamento voltadas para RML independentemente do intervalo de descanso. Em termos práticos, se o objetivo é a aquisição de RML de algum grupamento muscular específico, este deve ser inserido primeiramente nas sessões de treinamento.
 

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/6260

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.