Resumo

Objetivo: o presente estudo tem como objetivo investigar se um programa de atividades aquáticas interfere no equilíbrio estático e dinâmico de crianças com paralisia cerebral. Método: a investigação foi realizada por meio da Escala de Equilíbrio de Berg, onde foi mensurado o grau de equilíbrio estático e dinâmico de 20 escolares com paralisia cerebral praticantes de atividades aquáticas, com idades entre 5 e 20 anos. O teste foi realizado em 2 momentos (início e após 2 meses de prática) na associação sem fins lucrativos “Comunidade de Amor Rainha da Paz” - Sta Parnaíba - SP, pela manhã. Resultados: as análises descritivas identificaram que crianças com paralisia cerebral que praticam atividades aquáticas parecem apresentar melhora no equilíbrio. Conclusão: desta forma, crianças com paralisia cerebral consideradas ativas e praticantes de atividades aquáticas apresentam menor déficit de equilíbrio estático e dinâmico, o que pode contribuir para a prevenção de quedas, melhorar a postura, concentração e socialização.

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