Influência das Características Antropométricas Sobre a Cinética e Cinemática do Chute Giro Dorsal do Karatê

Por: Ana Claudia Vieira Martins, Anibal Alexandre Campos Bonilla, George Roberts Piemontez, Luciana Ferreira, Monique da Silva Gevaerd, Noé Gomes Borges Junior e Susana Cristina Domenech.

Revista da Educação Física - UEM - v.25 - n.1 - 2014

Send to Kindle


Resumo

Este estudo objetivou analisar a influência das variáveis antropométricas sobre variável cinemática e cinética na execução do chute giro dorsal do karatê. Participaram 12 atletas, faixas pretas de karatê. Para aquisição dos dados foram utilizados: estadiômetro, balança, tapete de contato e alvo instrumentado. Utilizou-se da estatística descritiva e para determinar a influencia das variáveis antropométricas sobre as variáveis cinemática e cinética utilizou-se regressão linear múltipla multivariada (p<0,05). Os resultados evidenciaram para o membro inferior direito a contribuição de 70% das variáveis antropométricas sobre o impulso, e de 69% sobre o tempo de execução para o membro inferior esquerdo influenciaram 60% sobre o impulso, e 76% sobre tempo de execução. Conclui-se que a massa, a estatura e o comprimento do membro inferior exercem influencia significativa quando analisadas em conjunto tanto no tempo de execução quanto no impulso durante o chute giro dorsal no karatê. Analisadas individualmente, o comprimento do membro inferior foi a característica antropométrica com alta influencia significativa tanto para o impulso quanto para o tempo de execução do chute, já para a massa parece existir um “valor ótimo” para o melhor desempenho no impulso, ultrapassado este valor a massa passa a atuar negativamente sobre o desempenho do impulso no chute giro dorsal do Karatê.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20339

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.