Influência das Cargas de Treinamento Sobre o Rendimento e os Níveis de Recuperação em Nadadores

Por: André Cordeiro, Bernardo Miloski, Francine Caetano de Andrade Nogueira, Francisco Zacaron Werneck, Maurício Bara Filho e Ruan Alves Nogueira.

Revista da Educação Física - UEM - v.26 - n.2 - 2015

Send to Kindle


Resumo

Este estudo verificou o comportamento do estado de recuperação e dos níveis de rendimento em função das cargas externas e internas em atletas juvenis de natação. Participaram do estudo 17 atletas pertencentes a um clube de Minas Gerais. Para testar as diferenças entre as quatro semanas analisadas, entre o rendimento e entre os valores do RESTq, foi utilizada ANOVA para medidas repetidas e entre o estado de recuperação dos atletas nas duas fases, foi utilizado o teste t de Student para amostras pareadas. Utilizou-se o programa estatístico Statistica (versão 8.0) e nível de significância de 5%. os resultados mostraram que as variáveis de carga interna e de carga externa diminuíram da Fase da Transformação para a Fase de Polimento. Ao contrário, os níveis de recuperação aumentaram. Entretanto, o rendimento não se alterou entre as três competições e, durante a competição principal, não houve alteração significativa na relação recuperação-estresse do RESTq.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23120

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.