Resumo

INTRODUÇÃO: O ciclo menstrual é o principal responsável por modificações da fisiologia feminina, que pode afetar algumas respostas morfofuncionais. 
OBJETIVO: Verificar a influência das diferentes fases do ciclo menstrual na flexibilidade de mulheres jovens. 
MÉTODO: 44 voluntárias divididas em um grupo controle (n = 24), que fazia uso regular de contraceptivos hormonais, e um grupo experimental (n = 20), que não utilizava anticoncepcionais, foram submetidas a três dias de avaliações, uma em cada fase do ciclo menstrual (folicular, ovulatória e lútea). Foram avaliados dados antropométricos (massa corporal, índice de massa corporal, circunferência de cintura e abdômen) e de composição corporal (percentual de gordura e massa magra). A flexibilidade foi mensurada através do teste de sentar e alcançar no banco de Wells. Aplicou-se, então, o teste não paramétrico de Mann-Whitney para as comparações intergrupos e o teste de Friedman para a comparação entre as diferentes fases menstruais. Resultados: Não foram encontradas diferenças significativas intra e intergrupos entre as diferentes fases do ciclo (p > 0,05). Foi observada maior variabilidade no grupo controle em comparação ao experimental. 
CONCLUSÃO: As diferentes fases do ciclo menstrual não interferem na flexibilidade de mulheres jovens, independente do uso de anticoncepcionais hormonais.

Acessar