Resumo

(INTRODUÇÃO)Em crianças portadoras de necessidades especiais, onde o processo de aquisição do desenvolvimento está de alguma forma comprometido, existe a grande necessidade de estimulação no intuito de favorecer este desenvolvimento. Segundo a Teoria Ecológica de Urie Bronfenbrenner, o ambiente (contexto) onde a criança se insere e nele interage pode gerar forte relações que acabam por influenciar no processo de seu desenvolvimento. (OBJETIVO)Vendo isto, surgiu a necessidade de identificar que tipos de relações interpessoais que estas crianças estabelecem bem como analisar a influência das mesmas em seu desenvolvimento. (METODOLOGIA) Este trabalho consiste de um piloto para uma pesquisa qualitativa observacional tipo estudo de caso, cuja amostra constou de crianças portadoras de necessidades especiais participantes de um dos passeios do Projeto Viva a Diferença, realizado na cidade de Natal/RN. Foi realizada observação de duas crianças em atividade conjunta, e posteriormente realizou-se uma entrevista com os responsáveis por elas (família escola). Na entrevista, procurava-se relatos que revelassem a real influência das relações estabelecidas no contexto destes passeios no desenvolvimento geral da criança analisada.(RESULTADO)Na observação das crianças percebeu-se estabelecimento de relações interpessoais, e após estas havia interação de atividades. Questionando os pais em outro momento, posterior ao passeio, estes relatavam que suas crianças apresentavam incorporação de algumas atividades realizadas no passeio, tornando-se mais ativase confiantes. (CONCLUSÃO) Pode-seconcluir então que as atividades realizadas nos passeios refletem-se no cotidiano das crianças, o que pôde ser observado na mudança de comportamento com relação às atividades desenvolvidas por estas crianças antes e depois do passeio.