Influência de Exercícios de Pilates no Solo nos Músculos Estabilizadores Lombares em Idosas

Por: Fabiana Teixeira de Carvalho, Kelma Regina Galeno Pinheiro, Laiana Sepúlveda de Andrade Mesquita, Maiara Luciano de Gois da Silva, Maria Ester Ibiapina Mendes de Carvalho, Noélia Machado Silva Brito e Thaís Cristina da Costa Rocha.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.16 - n.6 - 2014

Send to Kindle


Resumo

A prática regular de exercícios físicos é reconhecida como forte aliada do envelhecimento ativo, saudável, ou bem-sucedido, cuja marca distintiva é o desempenho independente e eficaz de atividades de vida diária. O Método Pilates (MP) vem surgindo como uma boa alternativa na prática de atividade física em idosos tendo como objetivo principal o fortalecimento e alongamento simultâneo da musculatura, despertando a consciência corporal. O objetivo foi analisar a influência do MP sobre a força e condutibilidade do estímulo elétrico dos músculos paravertebrais lombares, bem como a contração do músculo transverso do abdômen (TrA) em idosas antes e após a realização de exercícios de Pilates no solo. Os instrumentos utilizados foram eletromiógrafo de superfície, transdutor de força e a unidade de Biofeedback Pressórico. Participaram do estudo 13 idosas, que foram submetidas a 12 sessões de exercícios de Pilates no solo com duração média de 50 minutos, sendo reavaliadas no término do protocolo de intervenção. As participantes obtiveram aumento da força e da ativação elétrica dos músculos paravertebrais lombares, bem como aumento na capacidade de contração do músculo transverso do abdômen. Com base nos resultados observou-se uma melhora significativa da força e da condutibilidade elétrica dos músculos estabilizadores lombares das voluntárias e, portanto, o treinamento com o MP influenciou positivamente essa musculatura.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2014v16n6p648

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.