Resumo

Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar a influência de um programa de ensino dos esportes coletivos de invasão, tendo como suporte teórico o Modelo Desenvolvimentista (MD) e o Modelo de Educação Desportiva (MED), na motivação e desempenho motor de escolares no ensino fundamental. Inicialmente, nos primeiros artigos da tese (Capítulo 2 e 3) foram realizados os estudos de validação dos questionários: a) Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNES) e b) The Learning Climate Questionnaire (LCQ). Foram sujeitos deste estudo alunos matriculados no ensino fundamental em 08 escolas públicas do município de Maringá-PR que realizaram teste (n=403) e reteste (n= 346) para fins de validação dos instrumentos. Os resultados indicaram questões claras e pertinentes e apresentaram índices satisfatórios de validade fatorial confirmatória e de consistência interna. A seguir, os instrumentos validados (BPNES e LCQ), foram utilizados para avaliação dos aspectos motivacionais dos participantes do programa de intervenção pedagógica, com a utilização de um modelo híbrido (MD-MED). No capítulo 4 identificou-se o índice de autonomia, competência e relacionamento dos alunos e no capítulo 5 a percepção dos alunos em relação ao apoio à autonomia (clima de aprendizagem) dos professores. Participaram destes estudos 100 estudantes de duas escolas públicas do estado do Paraná, sendo os grupos divididos em experimental (GE; n=44) e controle (GC; n=56). A análise dos dados do pré e pós-teste foi realizada após a verificação de normalidade (Kolmogorov-Smirnov); para caracterização da amostra, foi utilizada frequência absoluta e relativa; para comparação dos grupos (GE e GC) foram utilizados testes não-paramétricos (teste U de Mann-Whitney); o nível de significância adotado foi de p≤0,05. Os resultados relacionados à motivação dos alunos demonstraram alterações nos índices de autonomia, que aumentaram no 6° ano para o sexo feminino (GE), após sua participação no programa de intervenção; não houve alterações estatisticamente significativas nos índices de relacionamento dos alunos participantes do estudo. No que se refere à percepção de apoio à autonomia (clima de aprendizagem), verificou-se que os índices apontaram a manutenção nos valores encontrados após o programa de intervenção. Para verificar o desempenho motor dos alunos, no capítulo 6 foi utilizado o Teste Movement Assessment Battery for Children - Second Edition (M-ABC 2). A amostra foi constituída por 85 estudantes do 9 ensino fundamental (6° e 7° ano) com idades de 11 a 14 anos, sendo 44 do grupo experimental e 41 do grupo controle. Para a análise de dados, utilizou-se o teste Kolmogorov-Smirnov para verificar a normalidade, o teste de Wilcoxon para comparação de momentos (pré e pós-teste) e o teste "U" de Mann Whitney para comparação dos grupos. O nível de significância adotado foi de p≤0,05. Os resultados demonstraram que o programa de intervenção foi efetivo para a melhora da habilidade motora de equilíbrio e lançar e receber. Nos Capítulos 7 e 8 foram apresentados os resultados do programa de intervenção pedagógica no ensino dos esportes de invasão utilizando os conteúdos esportivos (futsal, basquetebol e handebol). O programa foi desenvolvido em 45 aulas com cada turma (6º e 7º ano) em uma escola estadual. Para a coleta de dados foram utilizados a filmagem das aulas e os diários de campo. A implementação do modelo híbrido (MD-MED) demonstrou ser uma proposta viável permitindo verificar a percepção da competência e da expertise desportiva e a motivação pelo esporte devido ao desenvolvimento técnico e tático dos alunos. A realização de investigação sobre a implementação deste programa foi uma iniciativa desafiadora, sendo importante para demonstrar a possibilidade de implementação de modelos de ensino que possam favorecer o processo de ensino e aprendizagem dos esportes coletivos de invasão no ambiente escolar.

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