Influência de Diferentes Estados Clínicos de Asma na Proficiência Motora da Criança

Por: Luisa Del Rocio Cabeña Alegre.

112 páginas. 1990

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve por objetivo verificar a diferença, em performance motora, entre crianças asmáticas em estados leve, moderado e intenso e crianças não asmáticas. Foi utilizado o teste de proficiência motora Bruininksi-Oseretsky, na sua versão abreviada, composta de quatorze subtestes destinados a medir coordenação bilateral, óculo-manual, equilíbrio e habilidades de destreza. A amostra das crianças portadoras de asma foi tirada da Policlínica Geral do Rio de Janeiro, efetuando-se um trabalho em conjunto com as crianças, médicos, pais e pesquisadora. A amostra das crianças não portadoras de asma foi tirada da Escola Municipal Augusto Paulino Filho, através de uma questionário do Centro de Saúde do Engenho de Dentro. A idade das crianças, nas duas amostras, variou entre sete e oito anos. No tratamento estatístico, foi realizada uma análise de variança (ANOVA) com um nível de significância de 0.05%. Os resultados revelaram não existir diferença significativa entre as crianças portadoras e as não portadoras de asma. Por outro lado, comparando-se as diferenças entre os subgrupos das crianças portadoras de asma em relação ao estudo clínico desta enfermidade, a ANOVA identificou diferenças significativas entre os estados clínicos moderado e intenso, no que diz respeito ao componente motor das coordenações finas, especificamente nos itens relativos à velocidade de resposta e velocidade de destreza dos membros superiores. Com base nos resultados da análise, verificou-se que um estado asmático intenso prejudica a performance do indivíduo em diversas tarefas motoras cuja excução dependa das habilidades coordenativas finas.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=669&listaDetalhes%5B%5D=669&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.