Influência do Ciclo Menstrual nos Parâmetros Neuromusculares

Por: Cintia Campolina Duarte Rocha da Silva, Franciele Pereira Santos, Gislaine Cristina de Souza, Poliana Costa Lima e Sandro Fernandes da Silva.

Pensar a Prática - v.18 - n.1 - 2015

Send to Kindle


Resumo

Nosso objetivo foi verificar possíveis alterações provocadas pelas fases do ciclo menstrual (CM) na produção de força e na atividade eletromiográfica (EMG) dos músculos reto femoral – RF, vasto medial – VM e vasto lateral – VL. Participaram nove mulheres saudáveis que não faziam uso de contraceptivos e possuíam o CM regular. Testes de contração voluntária isométrica máxima (CVIMs) e EMG foram realizados durante as três fases do ciclo. Observou-se uma diferença significativa na CVIM dos músculos analisados na 3ª fase do CM, em relação a 1ª e a 2ª fase. O músculo VL, quando comparado ao RF e ao VM apresentou-se com maior ativação EMG. Em conclusão, a fase lútea apresentou maior produção de força e o VL foi o músculo mais ativado em todas as fases.

Endereço: http://revistas.ufg.emnuvens.com.br/fef/article/view/31391

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.