Resumo

A prática de atividades motoras orientadas, especialmente o envolvimento com habilidades esportivas tem sido considerada de importância para a aquisição e refinamento das habilidades motoras fundamentais. No entanto, poucos estudos investigaram a influência da prática de modalidades esportivas com diferentes especificidades no desenvolvimento motor global de crianças. Assim, o presente estudo investigou a influência do contexto de prática esportiva orientada no desenvolvimento motor global de crianças. Para tal foram conduzidos dois estudos. O primeiro buscou verificar a influência da carga horária semanal de prática em atividades motoras orientadas no desenvolvimento motor global de crianças; e o segundo estudo visou verificar se há diferença no desenvolvimento motor global de crianças conforme os tipos de atividade esportiva orientada. Para avaliar o desenvolvimento motor global foi utilizado o Test of Gross Motor Development (TGMD-2) e para análise do cotidiano das crianças os pais responderam uma anamnese. Participaram do primeiro estudo quarenta e oito crianças de oito e nove anos de idade, praticantes e não praticantes de modalidades esportivas. No segundo estudo participaram trinta e nove crianças com idade entre sete e nove anos, praticantes de modalidades esportivas com características distintas. Os resultados do primeiro estudo apresentaram desenvolvimento motor global superior de crianças envolvidas com prática esportiva orientada, e consequentemente, que tinham maior carga horária semanal de prática em relação às crianças que participavam apenas de uma atividade motora orientada. 

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