Influência do Efeito da Idade Relativa e do Comportamento Tático Sobre o Desempenho Tático de Jogadores de Futebol da Categoria Sub-17

Por: , Guilherme Figueiredo Machado e Israel Teoldo.

Revista da Educação Física - UEM - v.26 - n.2 - 2015

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo é verificar as associações entre o período do ano de nascimento dos jogadores e a eficiência do comportamento tático sobre o desempenho tático em jogadores de futebol da categoria sub-17. A amostra foi composta por 6308 ações táticas, realizadas por 100 jogadores. O instrumento utilizado foi o Sistema de Avaliação Tática no Futebol (FUT-SAT). Utilizou-se a Regressão Logística Multinomial para verificação da associação entre o desempenho tático com a eficiência do comportamento dos princípios táticos e a data de nascimento dos jogadores. Verificaram-se associações positivas entre a eficiência do comportamento tático e o desempenho tático para os princípios Espaço, Penetração e Contenção. Foram encontradas associações positivas entre o período do ano de nascimento e o desempenho tático para os jogadores nascidos no 2º e 3º quartil. Conclui-se que para esta amostra, a eficiência do comportamento tático e a data de nascimento influenciaram o desempenho tático.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23952

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.