Influência do Exercício Físico na Capacidade Funcional de Idosos Institucionalizados.

Por: Aline Duarte Ferr, Catarina Covolo Scarabottolo, Jair Rodrigues Garcia Júnior, Luís Alberto Gobbo e Marcelo José Alves.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.23 - n.3 - 2017

Send to Kindle


Resumo

Introdução: Com o rápido aumento da expectativa de vida, os programas de exercícios físicos sistemáticos podem influenciar positivamente a capacidade funcional dos idosos, especialmente com relação à institucionalização. Objetivo: Analisar a associação entre um programa de exercício físico sistemático e a capacidade funcional em idosos institucionalizados. Métodos: A amostra incluiu 30 indivíduos idosos (16 mulheres e 14 homens) com idade de 60 anos ou mais (média de idade = 74,43), distribuídos em grupo controle (n = 16) e grupo treinamento (n = 14), residentes em uma instituição de longa permanência. Foi aplicado um protocolo de treinamento de 12 semanas, duas sessões semanais, e a capacidade funcional foi avaliada antes e após a intervenção, por meio de testes de levantar e sentar da cadeira (força de membros inferiores), força de membro superior, timed up and go e força de preensão manual. A análise pré e pós-treinamento dos grupos intervenção e controle foi realizada com o teste t de Student pareado e o teste de ANOVA para medidas repetidas. O nível de significância foi estabelecido em 5%. Resultados: A principal significância estatística foi encontrada para os seguintes testes funcionais: força do membro superior (treinamento 15,6 ± 4,1 x controle 10,7 ± 6,6 rep, p < 0,05) e levantar e sentar de uma cadeira (treinamento 11,0 ± 4,0 x controle 8,0 ± 3,1 rep, p < 0,05). Conclusão: O protocolo utilizado demonstrou ser eficaz na melhoria de algumas das capacidades funcionais dos idosos institucionalizados.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922017000300200&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.