Resumo

A mobilidade e o equilíbrio são habilidades motoras desenvolvidas particularmente na infância, no início do processo de escolarização. O objetivo do estudo foi avaliar os efeitos de treino de realidade virtual e treinamento funcional sobre a mobilidade funcional e equilíbrio de escolares.

A amostra foi composta por 60 alunos, de ambos os sexos de uma escola pública. Os participantes foram divididos três grupos, grupo controle (GC), grupo treinamento funcional (GTF) e grupo realidade virtual (GRV). Antes e após as intervenções os participantes de cada grupo foram submetidos ao teste Timed Up and Go instrumentalizado (TUGi) para avaliar a mobilidade e equilíbrio através do sensor inercial G - Walk - BTS. Os resultados dos testes apontou que GRV, apresentou melhora significativa na duração total do teste TUG na avaliação pós treino do que sua avaliação pré treino e tambem em relação ao grupo controle na avaliação pós treinamento, no GTF, na avaliação pós treinamento foi melhor na duração total do teste TUG em relação ao grupo controle na pré e pós avaliação, em relação a duração da caminhada de ida como a caminhada de retorno, o grupo funcional apresentou resultado significante na pós avaliação em relação ao grupo controle pré e pós avaliação.

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