Influência dos Determiantes Demográfico-biológicos e Sócio-culturais nos Níveis de Atividade Física de Crianças e Jovens

Por: André Filipe Teixeira e Seabra, Denisa Maria de Melo Vasques de Mendonça, José Antônio Ribeiro Maia e Rui Manuel Garganta.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.6 - n.2 - 2004

Send to Kindle


Resumo

A atividade física é um comportamento de grande importância na promoção de um estilo de vida ativo e saudável assim como na prevenção do risco de aparecimento de algumas doenças crónicas. Este comportamento parece ser fruto da interação do património genético do sujeito e do seu envolvimento. De entre um conjunto variado de fatores associados ao envolvimento, salientamos alguns determinantes de âmbito demográfico-biológico e sócio-cultural que parecem influenciar a aquisição de hábitos de atividade física. Este artigo de revisão terá como principal objectivo evidenciar os principais resultados descritos acerca da importância de alguns determinantes demográfico-biológicos (idade, sexo, estatuto-sócioeconómico) e sócio-culturais (família, amigos e professor de educação física) na aquisição de hábitos de atividade física.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/3830

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.