Influência dos Exercícios Aeróbio e Resistido Sobre Perfil Hemodinâmico e Lipídico em Idosas Hipertensas

Por: Bernardo Minelli Rodrigues, Dihogo Gama de Matos, Felipe José Aidar, Gabriela Pereira Venturini, Marcos Doederlein Polito, Mauro Lucio Mazini Filho e Victor Manuel Reis.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.19 - n.4 - 2011

Send to Kindle


Resumo

A incidência de depressão entre idosos é alta, predispondo a outras patologias e dificultando o tratamento das mesmas. Nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) os residentes têm tempo disponível para vivências lúdicas, que estão relacionadas ao seu bem estar e que podem influenciar sua saúde. No entanto, tais atividades nem sempre são estimuladas. Objetivou investigar se atividades recreativas interferem nos sintomas de depressão de idosos institucionalizados e analisar a percepção dos profissionais da ILPI quanto aos benefícios e desvantagens das atividades recreativas. A amostra foi constituída por 15 idosos de uma ILPI de Ipatinga-MG (73,30±11,57anos) e por 11 profissionais desta ILPI (42,61±13,67anos). As oportunidades de recreação dos idosos foram ampliadas: criou-se uma brinquedoteca, uma sala virtual e durante 5 semanas foram realizadas 10 sessões de atividades recreativas e estímulo às vivências de lazer. Para análise da variação dos sintomas de depressão os idosos responderam à Escala de Depressão Geriátrica (EDG) antes e após o período de intervenção. Entrevistas semi-estruturadas foram utilizadas para coleta da percepção subjetiva dos profissionais. Utilizou-se teste de normalidade de Shapiro Wilk, teste “t” de Student pareado, através do SPSS 10.0 (?=5%). Houve redução (p=0,014) de 1,47 pontos na EDG cuja pontuação média caiu de 6,27±2,87 para 4,80±2,57 após a intervenção. Os profissionais da ILPI observaram aumento da alegria, redução da agressividade, disposição em sair dos quartos, não percebendo aspectos negativos nas atividades. As atividades recreativas parecem ter contribuído para a redução dos sintomas de depressão dos idosos, os profissionais da ILPI não perceberam desvantagens nestas atividades e observaram melhoria do humor dos idosos após tais vivências. Assim, ofertar atividades recreativas em ILPI pode ser uma estratégia de fácil implementação e baixo custo para melhoria do bem estar e redução dos sintomas de depressão dos idosos.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/2391

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.